quarta-feira, 16 de março de 2016

Resenha: Princesa Adormecida

" (...) deitei abraçada ao meu telefone e fechei os olhos. Quem dera eu pudesse adormecer por 15 dias... Assim eles passariam muito mais depressa." Pág. 101


Ficha catalográfica
 
Título: Princesa Adormecida
Autor: Paula Pimenta 
Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 192
 
Princesa Adormecida é um livro da escritora mineira Paula Pimenta.

Este foi o primeiro livro que li da autora. Não porque não tivesse interesse, acontece que, os livros dela estão entre os mais solicitados na nossa biblioteca e a oportunidade que tive foi quando recebemos este durante as férias para compor o acervo de 2016.

Princesa Adormecida é um conto de fadas moderno. Como assim? Lembra-se da história infantil A Bela Adormecida? Este é o seu reconto vivido no século XXI. O mesmo acontece com o outro livro da autora, Cinderela Pop que é mencionado neste na página 40: "O Fredy Prince era um cantor superfamoso, o queridinho de todas as adolescentes, e de repente se apaixonou por uma DJ que perdeu um sapato em uma festa em que a banda dele tocou. O caso havia sido amplamente divulgado na internet, nas revistas e até na TV"

Pelo trecho acima já dá para entender o que é um conto de fadas moderno: a história se repete mas com os elementos atuais. Farei um resumo da história original e depois usar este mesmo resumo com os personagens de Princesa Adormecida.

Original:
Filha do Rei Stephen, Aurora, foi amaldiçoada pela Fada Má, Malévola, no dia de seu batizado, a perder a vida até os 16 anos furando o dedo em uma agulha. Temerosos, os pais entregam Aurora à três fadas( Fauna, Flora e Primavera) que a criam na floresta e dão-lhe um novo nome: Rosa. No dia do seu aniversário, Rosa espeta o dedo e cai em um sono profundo. As fadas colocam-na em um torre onde permanece até que o Príncipe Phillip a acorda Rosa com um beijo de amor verdadeiro.

Princesa Adormecida:
Filha do Príncipe Stefan, Aurea, foi  sequestrada pela amiga de sua mãe que era apaixonada por Stefan, Marie Malleville,  no dia de seu batizado e a ameaçou de perder a vida até os 18 anos. Temerosos, os pais entregam Aurora aos tios Fausto, Florêncio e Petrônio que a criam no Brasil e dão-lhe um novo nome: Ana Rosa. No dia do seu aniversário de 16 anos, Ana Rosa é picada (por abelhas) e entra em coma por alguns dias. O Príncipe desta história é Phil e Rosa espera por seu beijo de amor verdadeiro.

"Arranquei o adesivo com a unha e, para tentar rasgar o papelão, enfiei o dedo pela pequena fresta. Foi então que eu o espetei em algo.
Imediatamente uma dor irradiou por toda a minha mão.

Tropecei e caí.

Eu ainda tive tempo de perceber que a voz era de um garoto, que vinha correndo. Um garoto bonito.

Foi aí que o veneno das abelhas fez efeito, e eu não vi mais nada.
Até muitos dias depois..." Pág.113 e 114

O livro é dividido em duas partes e cada uma delas em capítulos. O trecho acima é o final da primeira parte.

O reino de Princesa Adormecida é Liechtenstein, um minúsculo país europeu com apenas 160 Km² que está entranhada nos Alpes. Sua capital, assim como menciona o livro, é Vaduz. (Fonte: http://www.imagensviagens.com/liechtenstein.htm) Acho interessante mencionar porque tenho esta mania de procurar pelos lugares, músicas e livros mencionados nas histórias para saber se existem de fato ou se são criação do autor.

Não havia escutado comentários sobre este livro, então, não criei expectativas. A leitura começou devagar, não tive muito entusiasmo, achei a história lenta. Depois, lá pela página 100, animei. Só para constar, o livro tem 189 páginas. Não sejam influenciados pela minha opinião até esta parte da leitura, principalmente, se você for adolescente ou muito romântico. O livro é beeem romântico do jeito que as jovens apaixonadas gostam, não é a toa que são conhecidos como "livros cor-de-rosa". E no fim, eu gostei do livro, é fofo, doce... O finalzinho então, a forma como o destino une o casal, como as histórias se cruzam, afastam e reencontram é muito bacana.

 "Depois da primeira noite, ouvir aquela voz se tornou essencial. Era como se meu dia só ficasse completo assim; acho que eu poderia viver sem ar, mas não sem ouvi-lo dizer meu nome!" Pág. 88

Há muitas passagens assim e sei que muitas garotas irão suspirar e sonhar trocar mensagens como estas. Ana Rosa e Phil se comunicam, acredito, que por algum aplicativo semelhante ao Whatsapp. As conversas são representadas, inclusive, por balões, cada uma de um lado da página, assim como aparece no celular. Se você prestar atenção, na foto da capa, Ana está segurando um telefone.





A leitura é super fácil, o que não poderia deixar de ser, pois o livro é para o público jovem e não basta uma história atual mas também um texto que se identifique. E sobre isto, ainda é preciso acrescentar que, nossas princesas do século XXI são dramáticas e sofrem constantemente pelo "grande amor da minha vida". Nossa personagem também é, e mais uma vez, alguns de vocês serão solidários a Ana Rosa dizendo que sabem o ela está sentindo.

"Agora eu sabia o que era se apaixonar e também sofrer uma desilusão.
(...)
A última mensagem havia sido aquela, avisando que ele tinha chegado a algum lugar que eu nem imaginava qual. Eu supunha que fosse longe, porque ele tinha levado meu coração na  bagagem e, por mais que eu tentasse puxar, estava demorando pra conseguir trazê-lo de volta para o peito." Pág. 112

 Boa leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário