quarta-feira, 2 de março de 2016

Resenha: Enders

Enders é a continuação de Starters (leia a resenha AQUI). Esperei 3 anos para ler a continuação! Aff... ninguém merece! A demora para prosseguir a leitura? Primeiro, porque a editora Novo Conceito levou cerca de um ano para lançar o segundo livro, estava mais parecendo a segunda parte de um filme do que de um livro, pela demora. Segundo, porque quando ele foi lançado, foi um BUM pela busca e a escola não conseguia realizar a compra e em terceiro, algumas complicações financeiras para concluir a compra. O fato é que quando Enders finalmente chegou nas minhas mãos, eu pouco lembrava de Starters.
 
No início de Enders, ao contrário de outras continuações que sempre voltam na história do livro anterior, pouco ele se remete e nas primeiras páginas fiquei lendo e tentando lembrar quem era aquele personagem porque só me lembrava dos principais: Callie, Tyler e Michael. Tive que ficar puxando pela memória para me situar e como li durante as férias, não estava com Starters por perto para ajudar.
 
Starters termina com Velho na mente de Callie e Enders continua daquele ponto, com um breve avanço no tempo. Nos primeiros capítulos descobrimos Velho tem um filho. Ãhh?! Pois é, o nome dele é Hyden e logo se torna amigo de Callie. Hyden ajuda Callie a fugir do Velho, que está reunindo Metais para continuar com as transações da Prime. Metais. Este é o nome dado para aqueles que receberam o chip para transposição de corpos. Foi aí que entendi a cor da capa de Starters. Lembram que na resenha anterior eu disse que durante a leitura do primeiro livro não consegui descobrir a ligação da cor com a história? É isto.
 
Falando de capas, Enders segue o padrão da capa de Startes porém na cor azul. Outro detalhe é que no primeiro apenas um olho é colorido e no segundo, cada olho é de uma cor. Por que? Porque em Enders nos é revelado que existe a transposição reversa. Significa que o chip de Callie possibilita não só que ela seja controlada pelo inquilino e permaneça consciente, mas que ela também pode controla-lo.
 
“- Quer dizer que... você sentiu pena de mim? 
- Não. – Os olhos dele encontraram os meus. – Eu me apaixonei por você.” Pág. 257 
 
Aqui o romance, ainda desnecessário, continua e com aquela confusão: no início parece que ela vai continuar com Blake mas ele tão rapidamente aparece, quanto some. Então pensei que ela ficaria com Michael. Mas surge Hyden e fica um flerte pra lá e pra cá. Ai fracamente... Assim como em Starters, a ficção é bem mais interessante que este romancezinho.
 
Senti falta da participação de Tyler. Os irmãos mais novos são sempre fofíssimos e quase sempre o motivo de nossas protagonistas entrarem em ação. No entanto, são tão pouco explorados... As poucas passagens de Tyler mostraram que ele é uma criança doce e brincalhona. Ele deveria ter mais espaço na história, parece ser mais agradável que a irmã.

Os capítulos finais nos aguardam com uma surpresa. Eu já imaginava uma revelação do tipo porque Velho diz "Não confie em ninguém além de você mesma. E, em seguida questione essa confiança." Mas o que aconteceu não foi exatamente o que pensei que seria, na verdade passou longe. O que é ótimo porque alguns livros tem as reviravoltas bem previsíveis e esta não foi. Não para mim.
 
 
Alguns leitores sentem falta da explicação da Guerra de Esporos. Se você é um deles, pode ler os contos que completam a história:
  • Retrato de uma Starter: uma descoberta
  • Retrato de uma Doadora: a história de um Starter
  • Retrato de um Esporo
  • Retrato de um Inspetor
Na nossa biblio você encontra Starters e Enders disponíveis.
 
Boa leitura! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário