terça-feira, 7 de abril de 2015

Biblioteca acessível e Fundação Dorina Nowill para Cegos

Você conhece ou já ouviu falar da Fundação Dorina Nowill para Cegos?
A FDN produz livros em braille, falados e digitais acessíveis e os distribui gratuitamente para pessoas com deficiência visual e a mais de 1.400 escolas, associações, bibliotecas e organizações que os atendem em todo o País, incluindo a nossa escola.

Os Serviços Especializados da Fundação Dorina Nowill para Cegos são gratuitos e têm como objetivo oferecer, à pessoa com deficiência visual de todas as faixas etárias, tratamento adequado às suas necessidades, proporcionando condições para um desenvolvimento pleno, de acordo com seu potencial individual e suas condições sociais, educacionais e econômicas, visando a sua inclusão social.

O trabalho é desenvolvido com equipe interdisciplinar composta por profissionais das áreas de: Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Professores de Orientação e Mobilidade, Terapia Ocupacional, Ortóptica e Oftalmologia.

No ano passado, uma de nossas auxiliares de biblioteca entrou em contato com a Fundação informando à necessidade de materiais que atendam as necessidades da nossa professora e dos nossos alunos deficientes visuais. Ah?! Você não sabia que temos uma professora deficiente visual? Sim, ela trabalha no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da nossa escola e no fim de 2014 ensinou a escrita Braille para a auxiliar de biblioteca da tarde.

Através do site da Fundação Dorina foi preenchida uma ficha de análise do quadro de alunos deficientes da escola, suas necessidades, quantidades, etc. Informamos quais tipos de materiais especiais desejávamos receber e ainda no fim de 2014 fomos contemplados com algumas obras em Braille, fonte ampliada, MP3 e mecdayse. E não foram apenas obras literárias, recebemos recentemente atlas geográficos acessíveis.

Trabalhos como este da FDN possibilitam igualdade de direitos em termos de acessibilidade. Nossa escola tem 36 anos e a biblioteca quase 16 mil livros. O  funcionário mais antigo da biblioteca trabalha nela há 8 anos e somente no ano passado as ações para atingir este público leitor-usuário começaram a ser executadas.


Hoje, todos os murais produzidos pelos funcionários da biblioteca são disponibilizados por e-mail ao AEE ou recebem transcrição em Braille assim como as mídias e o acervo especial.

Saiba mais sobre a Fundação Dorina Nowill e suas opções de serviços especializados: http://www.fundacaodorina.org.br/. Divulgue esta informação!

Visite a nossa biblioteca e conheça os materiais acessíveis já disponíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário