quinta-feira, 2 de abril de 2015

02 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

 

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), é um transtorno global do desenvolvimento (TGD), no qual existem comprometimentos, em um espectro amplo, que variam de um grau leve a elevado. Seus portadores apresentam deficiências intelectuais, caracterizadas por dificuldades de comunicação e de contato social, assim como comportamentos repetitivos.
Entretanto, nem sempre o autismo está associado à deficiência mental. Seus portadores podem apresentar nível de inteligência classificado como normal, sendo comum o desempenho acima da média em tarefas que exigem apenas atividades mecânicas ou memorização. 

Teatro Amazonas - Manaus
Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, mas há vários níveis dentro do espectro autista. 


Cristo Redentor - Rio de Janeiro
Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro além de raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído inclusive a aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein. Mas é preciso desfazer o mito de que todo autista tem um “superpoder”. Os casos de genialidade são raríssimos.

Palácio Rio Branco - Acre
A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde 2008. Este evento mundial que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.
Palácio do Planalto - Brasília
   

 O azul foi definido como a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. Desta forma, vários pontos turísticos no mundo serão iluminados pela cor azul hoje.

No próximo post, conheça filmes, gibis e livros que abordam este transtorno.                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário