terça-feira, 12 de abril de 2016

Resenha: Abafa! Fofocas blogásticas de Sofia



Ficha catalográfica
Título: Abafa! Fofocas blogásticas de Sofia
Autor: Rose Cooper
Coleção: Abafa, livro 01
Editora: V&R
Ano: 2012
Páginas: 208
Esta é mais uma postagem especial para meus, aliás, minhas leitoras do 6º ano.
Uma febre de leitura pelos livros escritos em forma de diário está tomando conta dos alunos desta idade: Diário de um Banana, Diário de uma garota nada popular, O diário da Princesa... Eu ainda não havia lido estes livros, não porque não estivesse interessada, mas porque eles estavam sempre emprestados e com listas de espera enormes! Minha oportunidade: as aquisições de Janeiro! Este livro é o primeiro de uma trilogia e todos já estão disponíveis para empréstimo.

Em Abafa! Fofocas blogásticas de Sofia de autoria de Rose Cooper, Sofia Becker está no 6º ano. Tem uma apelido "carinhoso" de Arrotofia, dado pelo carinha de quem ela está a fim. Escreve um blog no site da escola Middlebrooke chamado Melhor Blog do Mundo, mas o blog não é exatamente o melhor do mundo,  na verdade nem chega a ser  o melhor da escola. Ela escreve as fofocas que ouve, principalmente, no banheiro feminino e assina como Blogueira Blogástica.

"...meu blog anda meio caído ultimamente, e o número de acessos está baixando. O único jeito de deixar meu blog mais popular é  postar fofocas fresquinhas como essa." Pág.15

O livro é o caderno onde ela faz as anotações do pré-post que se misturam com as anotações em forma de diário. Ela fala não só da fofoca em si, mas da história completa, como ela soube, o que é verdade, o que ela pensa a respeito... Os capítulos são numerados pelos dias da semana e do mês, como em um diário mesmo e o detalhe do desenho na parte interna da páginas, simulando a encadernação em aspiral, com arame é bem bacana.


Para mim, um livro médio. Achei ele regular mas acredito que minhas alunas irão gostar. Ainda não conheço bem as alunas do 6º ano/2016, mas algumas do ano passado eram blogueiras que, assim como Sofia, buscavam a popularidade.

"...talvez eu venha a ser a próxima Celebridade Blogueira dos famosos. Tirando a parte da celebridade. E dos famosos." Pág. 16
O blog até sobe alguns degraus na popularidade mas como ela usa um pseudônimo, pensam que outra aluna é a responsável por ele. E esta aluna, é claro, tira proveito dos 5 minutos de fama. 

O que gostei na história foram as passagens cômicas, Sofia consegue ser bem engraçada em várias partes.

"O QUÊ! Andrew está a fim da Mia St. Calire?
Foi então que eu parei de ouvir, porque naquele exato momento meu coração foi tragicamente arrancado do meu peito, atirado no chão e pisoteado por mil elefantes, e depois estilhaçado em um milhão de pedacinhos." Pág. 11
 (Ah... quantas de vocês já vi neste drama...)

"...eu simplesmente vou morrer se ele declarar que está a fim dela num estilo metido a poético. Tão clichê e sem graça. A não ser que fosse pra mim." Pág.31
( ...e nesta dor de cotovelo...)

E também das ilustrações. Sofia faz desenhos no caderno para enriquecer seu texto e penso que, se ela postasse seus desenhos e escrevesse sobre suas trapalhadas, seu blog seria bem mais visitado.

 Ah! E foi graças a este livro que descobri o que significa GMAM: Garoto mais asqueroso do mundo. kkk, quanta imaginação!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário