sexta-feira, 29 de maio de 2015

Esperando por você


Marisa tem 15 anos é naturalmente loira com olhos verdes e tem distúrbio de ansiedade. É uma adolescente como todas as outras (ou pelo menos a maioria), gosta de ler, escreve nas paredes do quarto seus pensamentos e reclama do próprio corpo. Tem uma superamiga de quem tem inveja às vezes, Sterling e uma irmã mais nova, Sandra. Está a espera de um grande amor mas ao contrário de Sterling, não é muito boa em fazer amigos, quem dirá paqueras. Nutre um amor não correspondido pelo gatíssimo Derek, mas é Nash, seu amigo da infância, quem se apaixona por ela. Eis então um dos dilemas de Marisa: Derek, lindo, popular, charmoso, porém com um ex relacionamento mal resolvido ou Nash, colecionador de sinos, nerd, com quem se sente inteiramente a vontade porém é um... amigo.


Dentro da trama principal – o dilema amoroso – outros assuntos vem à tona como o divórcio. Os pais de Marisa são aparentemente felizes e apaixonados, porém uma traição abala o relacionamento e eles então se separam. Marisa é uma das poucas adolescentes que ainda tem pais casados e não aceita o divórcio, primeiro briga com os pais depois faz greve de silêncio.

Outro tema abordado é a depressão. Marisa tem distúrbio de ansiedade e agravada pelas situações conflituosas e sensíveis, se afunda no mar da tristeza e um momento anterior ao retratado no livro e outro ao final, ela faz terapia.

Há um personagem misterioso, o Dirty Dirk. Ele tem um programa na internet, fala sobre algumas pessoas da cidade, suas opiniões de um determinado assunto e responde a perguntas ou aconselha os internautas que enviam mensagens a ele. Seu anonimato é desfeito ao final do livro mas não chegou a ser uma revelação, na verdade eu já suspeitava de quem poderia ser.

O livro é bem legal, a história segue suave, a leitura é fácil, tem muito diálogo, recheado de gírias e escrito em primeira pessoa. O enredo no universo adolescente é bem estruturado o uso característico do vocabulário juvenil deixa os personagens mais reais e atraentes. Porém no capítulo 24 Marisa decide vestir um “top leve, esvoaçante e estruturado para um passeio no deque. É Natal e como ela mesmo confirma na página seguinte quando a convidam para tomar um sorvete: “Deve estar, tipo uns 15 graus negativos aí fora”, está muuuito frio. Então alguém pode me explicar porque ela escolheu um “top leve, esvoaçante e estruturado” para sair? Opção 1: ela queria muito se exibir , opção 2: ela está tão apaixonada que não sente frio ou opção 3 nossa queridíssima autora, Susane Colasanti, cometeu um deslize? Alguém pode me responder?

Ainda assim recomendo esta não é uma hamartia como diria nossa adorável Hazel Grave de A Culpa é das Estrelas (Resenha Aqui!.) As garotas principalmente vão adorar. Ah e o filme A Corrente do Bem que é mencionado na história realmente existe, assim como o livro honônimo. É uma excelente indicação também mas infelizmente ainda não possuímos um exemplar. Ficam as duas indicações. Boa leitura!

Bárbara Leilane - Auxiliar da tarde

2 comentários:

  1. adorei o cometario do livro esperando por voce vou ser esse livro e tenho sertessa que vou gosta

    ResponderExcluir
  2. adorei o cometario do livro esperando por voce vou ser esse livro e tenho sertessa que vou gosta

    ResponderExcluir